Filhote de baleia perdido no litoral de SP é levado para alto mar; vídeo | Santos e Região | G1

Filhote de baleia perdido no litoral de SP é levado para alto mar; vídeo
Filhote de baleia perdido no litoral de SP é levado para alto mar; vídeo

Ambientalistas resgatam filhote de baleia Jubarte

Ambientalistas resgatam filhote de baleia Jubarte

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em conjunto com o Ibama, Instituto Gremar, Companhia de Docas do Estado de São Paulo (Codesp) e Marinha do Brasil encaminharam um filhote de baleia jubarte (Megaptera novaeangliae) para alto mar, após ela ser flagrado no canal de navegação do Porto de Santos, no litoral de São Paulo. A informação foi confirmada ao G1 no fim desta segunda-feira (17).

Segundo o ICMBio, com o uso de um sonar, foi possível atrair o mamífero para a saída do canal do porto e, assim, encaminhá-la para alto mar. Ele havia sido vista nas proximidades da costa de Santos, no domingo (16), por pescadores. Vídeos do animal repercutiram nas redes sociais.

Aparição de animal foi registrada em superfície de praia de Santos, SP — Foto: Reprodução/Monster FishAparição de animal foi registrada em superfície de praia de Santos, SP — Foto: Reprodução/Monster Fish

Aparição de animal foi registrada em superfície de praia de Santos, SP — Foto: Reprodução/Monster Fish

Nesta segunda, as atividades no canal portuário precisaram ser interrompidas por cerca de duas horas até que o animal saísse do canal. Embarcações próximas foram alertadas para manterem distância e evitarem o contato com a baleia, que poderia se assustar e voltar para o interior do canal.

De acordo com o Instituto Gremar, responsável pelo resgate e reabilitação de animais marinhos na região, a presença de baleias-jubarte próximas à costa nesta época do ano é normal, já que elas procuram águas mais quentes, entre julho e novembro, para reprodução. A recomendação é de que embarcações mantenham, no mínimo, 100 metros de distância dos animais quando vistos.

Baleia foi flagrada por morador em praia de Santos, SP

Baleia foi flagrada por morador em praia de Santos, SP

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*