Nova fase da Campanha contra a Gripe começa na segunda-feira | EXAME

Nova etapa da Campanha contra a Gripe começa nesta segunda feira
Nova etapa da Campanha contra a Gripe começa nesta segunda feira

vacinacao prefeitura

Vacina: o Ministério da Saúde vai abrir a vacinação para o resto do público (PMI/Divulgação)

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe entra em uma nova fase na próxima segunda-feira (22) em todo o país. A primeira fase, que se iniciou no dia 10 de abril, vacinados crianças, mulheres grávidas e puérperas. A partir da próxima segunda-feira, o Ministério da Saúde vai abrir para o resto do público.

Dessa forma, eles podem receber a vacina para trabalhadores de saúde, indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de sua liberdade.

De acordo com o ministério, 41,8 mil postos de vacinação estão disponíveis para a população. Além disso, 196,5 mil profissionais estão envolvidos, bem como o uso de 21,5 mil veículos terrestres, marítimos e fluviais.

A doença

A gripe é uma doença sazonal, mais comum no inverno, o que causa epidemias anuais, sendo que há anos com mais ou menos intensidade de circulação deste tipo de vírus e, consequentemente, um maior ou menor número de casos e mortes.

No Brasil, devido às diferenças climáticas e geográficas, podem ocorrer diferentes intensidades de sazonalidade da influenza, e, em diferentes períodos nas unidades federadas.

o caso específico da Amazônia, o movimento, de acordo com o ministério, após o período sazonal da doença, reforçada pelas chuvas e inundações e a consequente aglomeração de pessoas.

Até o final de março, antes do lançamento da campanha, foram registradas 255 casos de gripe em todo o país, com 55 mortes.

Até agora, o subtipo predominante no país é a influenza A H1N1, com 162 casos e 41 mortes. O Amazonas foi o estado com o maior registro de casos, com 118 casos e 33 mortes. Portanto, a campanha foi antecipada no estado.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*