O aumento dos royalties pagos por Itaipu incentiva os moradores de Guaíra | Oeste e Sudoeste | G1

Aumento dos royalties pagos por Itaipu anima moradores de Guaíra
Aumento dos royalties pagos por Itaipu anima moradores de Guaíra

Guaira deve receber o dobro dos repasses com royalties após alteração de lei — Foto: Reprodução/RPCGuaira deve receber o dobro dos repasses com royalties após alteração de lei — Foto: Reprodução/RPC

Guaira deve receber o dobro do que as transferências com royalties após a alteração da lei — Foto: Reprodução/RPC

O aumento dos royalties pagos pela usina de Itaipu, no município de Guaíra, no oeste do Paraná, incentiva os moradores da cidade. De acordo com a estimativa da prefeitura, os repasses para o município deve dobrar e chegar a us$ 50 milhões anuais.

No dia 10 de maio, foi sancionada uma mudança na lei que determina o pagamento de compensação financeira aos municípios afetados pela construção da usina de Itaipu. Com o novo texto, Guaíra devem receber uma parcela maior dos recursos.

“O Congresso Nacional fez justiça ao histórico de Guaíra, o que contribuiu para o seu bem maior, o de Sete Quedas”, disse o prefeito Heraldo Trento.

O ponto turístico desapareceu com as enchentes da região para a construção da usina, na década de 80. Com isso, os visitantes também parei de ir para a cidade. A justificativa da alteração da lei é que a mudança vai reparar a perda de turismo que a cidade tinha.

“No passado, quando eu tinha o Cai aqui foi muito bom. Vinha de férias fora. Em seguida, a mesma coisa”, disse o morador da cidade, José de Lima.

Aplicação de recursos

A expectativa dos moradores é de que o aumento do espaço de armazenamento para ser convertido em obras na cidade.

“Guaíra precisa de mais saúde e segurança. E vamos ficar de olho, pois pagamos nossos impostos certinhos”, disse a dona de casa Ivone Lopes.

Ver mais notícias da região no G1 Oeste e Sudoeste.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*