Tocantinenses têm 17 museus disponíveis para visitação; veja lista | Tocantins | G1

Tocantinenses têm 17 museus disponíveis para visitação; veja lista
Tocantinenses têm 17 museus disponíveis para visitação; veja lista

Palacinho é um dos seis museus de Palmas — Foto: Reprodução/Governo do TocantinsPalacinho é um dos seis museus de Palmas — Foto: Reprodução/Governo do Tocantins

Palacinho é um dos seis museus de Palmas — Foto: Reprodução/Governo do Tocantins

Os tocantinenses tem 17 opções de museus para visitar e conhecer mais sobre diversas temáticas. Os locais ficam em 10 cidades e são abertos ao público. Conhecidos por obter materiais antigos e históricos, nos locais os visitantes podem adquirir, lembrar e até investigar informações. Neste sábado (18), que é comemorado o Dia Internacional do Museu, conheça os endereços, as abordagens e horários de funcionamento deles.

Palmas

Só na capital há seis museus. Do total, quatro estão na região central da cidade e os outros dois estão no distrito de Buritirana e em Taquaruçu. O Museu Histórico do Tocantins fica no local conhecido como Palacinho, que é a primeira edificação construída em Palmas. O local abriga a mais importante coleção de objetos artísticos, históricos, arqueológicos e etnográficos do Tocantins. O espaço é fica aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Já o Memorial Coluna Prestes, conhecido pela arquitetura de Oscar Niemeyer, fica na Praça dos Girassóis, e homenageia a passagem de Coluna Prestes pelo Tocantins. O prédio fica aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

No Parque Cesamar tem a Casa Sussuapara. No local são realizadas exposições sobre a cidade e palestras para estudantes de escolas públicas e particulares. O local é aberto em horário comercial.

O Memorial do Tribunal de Contas do Estado apresenta informativos, fotografias, revistas, biografias e outros objetos fundamentais à compreensão da evolução histórica da instituição. O local fica aberto de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.

Em Buritirana, o Museu Escola tem o objetivo de contar a história da primeira escola da comunidade. O museu funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h.

Já em Taquaruçu, a Casa Vítor possui elementos que compõem o patrimônio cultural dos pioneiros do distrito. O local é aberto para visitação de segunda a sexta-feira, em horário comercial.

Museu fica na praça dos girassóis, em Palmas — Foto: Reprodução/Governo do TocantinsMuseu fica na praça dos girassóis, em Palmas — Foto: Reprodução/Governo do Tocantins

Museu fica na praça dos girassóis, em Palmas — Foto: Reprodução/Governo do Tocantins

Porto Nacional

Porto Nacional, conhecida como cidade histórica do Tocantins, tem três museus. Um deles é o Museu Histórico, que foi criado para abrigar e conservar os bens de natureza material e imaterial dos moradores. O local fica aberto segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 18h.

Já o Museu de Zoologia e Taxidermia José Hidasí tem cerca de 6 mil animais. Alguns são típicos da região e estão empalhados desde a década de 50, e outros disponíveis para pesquisa. O local é de responsabilidade da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). O prédio abre de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h.

Os visitantes também podem conferir o acervo do Museu no Anel Viário da Rodovia TO-050, no setor Jardins dos Ipês, em Porto Nacional. O local funciona em horário comercial de segunda à sexta-feira.

Dianópolis

Dianópolis, município localizado na região sudeste do estado, tem o Museu Municipal Manoel Aires Cavalcante. O local reúne objetos que foram usados por pessoas que construíram, no decorrer do tempo, a história da cidade. O prédio fica aberto de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h horas e das 13h às 17h.

Natividade

Em Natividade, os visitantes podem conhecer a história do município visitando o Museu Histórico. A construção tem várias atrações, como o Centro de Artesanato e Apoio ao Turista, Oficina de Ourivesaria Mestre Juvenal, uma loja de comercialização de produtos artesanais, além de uma exposição com artefatos encontrados na região. O prédio fica aberto para visitação de segunda a sábado, das 9h às 18h.

Formoso do Araguaia

O município de Formoso do Araguaia possui o Museu dos Povos Indígenas Yny Heto – Casa do Povo Iny. No espaço os visitantes podem conhecer mais sobre a cultura indígena, através da exibição de vídeos sobre a cultura e a língua dos povos Iny. No local também há materiais sobre a história e os aspectos culturais da cidade. O museu fica aberto de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Gurupi

Moradores de Gurupi, no sul do Tocantins, podem frequentar o Museu Histórico Cultural Benjamin Rodrigues. O nome do prédio homenageia um dos fundadores do município. No local há exposição de instrumentos de artistas da região que fizeram parte da cultura da cidade. A visitação pode ser feita em horário comercial.

Animais empalhados são expostos em museu de Porto Nacional — Foto: Reprodução/Governo do TocantinsAnimais empalhados são expostos em museu de Porto Nacional — Foto: Reprodução/Governo do Tocantins

Animais empalhados são expostos em museu de Porto Nacional — Foto: Reprodução/Governo do Tocantins

Paraíso do Tocantins

O Museu Histórico João Batista Brito exibe mais de 400 peças, incluindo objetos que foram utilizados pelos escravos e louças da rainha Elizabeth, da Inglaterra. O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.

Arraias

O Museu Histórico Cultural de Arraias, faz parte de um projeto educativo de preservação do patrimônio histórico e de incentivo as atividades culturais da cidade. As mostras também resgatam a memória histórica do município. Os moradores podem visitar o local das 9h às 12h de segunda a sexta-feira.

Colinas do Tocantins

Moradores de Colinas do Tocantins, no norte do estado, podem visitar o Memorial Histórico de Colinas. No local há informações sobre a história da criação da cidade e a memória de quem participou da fundação. O atendimento ao público é realizado de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h.

Aparecida do Rio Negro

Localizado em Aparecida do Rio Negro, no interior do Tocantins, o município tem o Museu de Arte e Ciência. Diferente dos outros locais, o prédio só é aberto quando há agendamento de visitantes. No local há exposição de objetos de vários países, estados e regiões. Os materiais são de épocas diferentes, cada um com seu significado. O agendamento pode ser feito através do telefone (63) 99967-3082.

Museu de Arraias é aberto para visitação do público — Foto: Reprodução/Governo do TocantinsMuseu de Arraias é aberto para visitação do público — Foto: Reprodução/Governo do Tocantins

Museu de Arraias é aberto para visitação do público — Foto: Reprodução/Governo do Tocantins

Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

    Seja o primeiro a comentar

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado.


    *